segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cristãos Ortodoxos

cristãos ortodoxos

A Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, considerada, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais reta, mais rígida. Os cristãos ortodoxos, por força da denominação, são os que professam toda a doutrina da fé cristã de acordo com o magistério da Igreja. Se apoderaram, porém, da designação da Igreja bizantina depois do cisma que os opôs a Roma (nos séculos IX e XI) ao se arvorarem em depositários da fé verdadeira em oposição à Igreja latina.
Ficaram, por isso, a ser denominados ortodoxos os cristãos da Europa Oriental, que se mantêm separados da Igreja Católica Romana. A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade. Para os cristãos ortodoxos, como são chamados, não existe purgatório e não acreditam na virgindade de Maria após a concepção. Na Igreja Ortodoxa, os padres são liberados para o casamento, desde que este tenha ocorrido antes da sua conversão, e apenas os bispos são obrigados a manter o celibato.
No século XI, no ano de 1054, houve um cisma entre as Igrejas Cristãs, dividindo-as entre o Catolicismo, e Igreja Ortodoxa. Os cristãos ortodoxos não aceitam os dogmas católicos, e nem consideram válidos os sacramentos. A Igreja Ortodoxa chegou ao Brasil no ano de 1904, e a primeira instituição foi criada em São Paulo, em 1954. A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, desde a fundação até os dias atuais. As igrejas ortodoxas mais importantes são a Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Ortodoxa Russa. 
A religião cristã ortodoxa nos ensina três coisas:
1° – as verdades que devemos crer firmemente;
2° – os deveres que devemos praticar;
3° – os meios práticos para a nossa santificação.
2. É chamado ortodoxo o que crê corretamente. A palavra ortodoxia significa doutrina reta e direta de nosso Senhor Jesus Cristo, deixada ao seus apóstolos e transmitida por estes aos bispos. A religião cristã ortodoxa também se chama e é conhecida por igreja católica apostólica ortodoxa ou simplesmente Igreja católica ortodoxa. Ela é a congregação de todos os cristãos que são batizados, professam a mesma doutrinas de Jesus Cristo, participam dos mesmos sacramentos e obedecem aos canônicos (legítimos) pastores. Ela é una, santa, católica e apostólica.

Una - é una porque Jesus mandou crer nas mesmas verdades e obedecer os mesmos pastores;

Santa - é santa porque seu fundador, Jesus Cristo, a santificou e a instituiu para dar aos cristão todos os meios para se santificarem;

Católica - é católica (universal) porque Jesus a estabeleceu para todos os povos, para todo o tempo e para todos os lugares. Ela possui toda a verdade;

Apostólica - é apostólica porque Jesus Cristo confiou sua doutrina e administração aos apostólicos e seus legítimos sucessores.
A igreja que reúne estas quatro notas é a igreja ortodoxa oriental. Ela tem mantido vinte séculos os mesmos sacramentos, as mesmas doutrinas e os mesmos pastores que são os sucessores dos apóstolos. Se chama Oriental porque foi fundada no Oriente.
3. Para salvar-se não basta ser batizado e crer na doutrinas da fé. É necessário guardar os mandamentos de Deus e da igreja. Os mandamentos são obrigação para com Deus, para com o próximo, para com nós mesmos e para com a igreja. Não podemos guardar os mandamentos e ser dignos da vida eterna pôr nosso próprio esforço necessitamos da graça de Deus.
4. A graça de Deus ou bênção de Deus, é um Dom sobrenatural que Deus, pôr sua grande bondade, nos envia gratuitamente para assim alcançar a salvação e a vida eterna e, neste mundo, todos as graças. É a ajuda que Deus concede para salvar e santificar o cristão, porque as vontade de Deus a nosso respeito é a santificação (cf.). Deus concede esta graça pôr meio da oração, da catequese e dos sacramentos.

Oração - a oração é uma conversação com Deus. Deus quer que falemos com ele porque realmente nós somos seus filhos e ele é nosso Pai realmente. Existe duas maneiras de oração: 1°- a oração interior e o 2° a oração verbal. Na oração interior também chamada de secreta ou metal. A oração verbal também chamada de oral.

Catequese - A catequese é o ensino, a instrução religiosa pôr meio da voz. Através do catecismo somos instruídos nas verdades de nossa fé cristã ortodoxa. Devemos aprende-la para não sermos levados aos erros de falsas doutrinas estranhas à nossa religião. Dele fazem parte o estudo das escrituras e também o profundo conhecimento da ortodoxia.

Sacramentos - os sacramentos foram instituídos pôr nosso Senhor Jesus Cristo em sua igreja são sinais externos, através dos quais, a alma do crente recebe a invisível graça santificante. São um conjunto de gestos, palavras e reações sensíveis, dos quais Deus se serve como instrumento, para que cada um dos crentes receba a graça divina. Essa graça não é dada apenas uma única vez, mas todas as vezes que o crente se dirigi à nossa igreja, que a fonte donde ela jorra abundantemente.

Os sacramentos são sete:

1. batismo
2. crisma ou confirmação
3. confissão ou penitência
4. comunhão ou Eucaristia
5. sacerdócio ou ordem
6. casamento ou matrimônio
7. bênção dos enfermos ou unção dos enfermos.
sites de pesquisa: Cleofas.com.br e Significados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário