terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cristãos


Você já pensou em quantos e quais os tipos de cristãos que existem no mundo? Em primeiro lugar você tem que saber o que é o cristianismo. O cristianismo é uma religião Abraâmica (Abraão) o pai do cristianismo, por que segundo a bíblia, ele foi o primeiro que Deus entrou em contato com ele. E também é centrada na vida de Jesus de Nazaré, a fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Como muitas religiões, o cristianismo se iniciou como uma seita judaica,  se originou noMediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu em abrangência e influência, ao longo de poucas décadas; no século IV já havia se tornado a religião dominante no Império Romano.
Durante a Idade Média a maior parte daEuropa foi cristianizada, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Existem três tipos de cristãos, os católicos, os ortodoxos e os protestantes.

Cristão católico
O catolicismo romano, com sede em Roma, representa o 50% do toda a Cristandade. é majoritário em o Centro e Sul do Europa, Irlanda e América do Sul. A Igreja Católica tem 1,100 milhões de adeptos em todo mundo, o que representa a metade da população cristã mundial. Brasil tem o maior número de católicos do mundo (134 milhões). Há mais católicos no Brasil que na Itália, França e Espanha juntas. Os 10 países com maior número de católicos (Brasil, México, Filipinas, Estados Unidos, Itália, Colômbia, França, Polônia, Espanha e Congo RD) contêm mais da metade (56%, 607 milhões) dos católicos do mundo. Há 67 países nos que os católicos constituem a maioria da população. Mais de 70% dos católicos vivem no continente americano (48%) e na Europa (24%). Quase o 40% vivem na América Latina e as Caraíbas. Mais de uma quarta parte dos católicos vivem na região da Ásia - Pacífico (12%) e na África subsaariana (16%).

Cristão Ortodoxo
Há cerca de 260 milhões de cristãos ortodoxos, que compõem o 12% da população cristã mundial. Quase quatro em cada dez cristãos ortodoxos de todo mundo (39%) residem na Rússia, o país com o maior número de ortodoxos. Etiópia conta com o segundo maior número de cristãos ortodoxos e mais de mais três vezes ortodoxos que Grécia. O resto de tradições cristãs (Mórmons, Testemunhas de Jeová...) representam um 1% do total da Cristandade. Embora é necessário indicar que teve muitas mais cisões que não contemplaremos aqui.

Cristão Protestante
O Protestantismo é majoritário no Norte da Europa, Inglaterra e Estados Unidos. Os 801 milhões de protestantes do mundo, constituem o 37% da população cristã mundial. Reforma-a protestante, que dividiu o cristianismo ocidental e deu a luz ao protestantismo, teve local na Europa no século XVI. Hoje, no entanto, só dois dos 10 países com as maiores populações protestantes são europeus: Estados Unidos, Nigéria, China, Brasil, África do Sul, Reino Unido, Congo DR, Alemanha, Quênia, Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário